Filosofia, perguntado por wandersonnet17, 2 meses atrás

No tempo do profeta Samuel, Saul foi ungido como o primeiro rei de Israel. Eventualmente, ele seria sucedido por Davi e Salomão. Assim, estava sendo adotada uma nova política administrativa. Assinale a alternativa correta acerca do principal motivo histórico para o fim da fragmentação do povo de Israel em tribos por cerca do Séc. XII a.C. e de sua passagem para a organização em uma nação unificada e monárquica.
Alternativas
Alternativa 1:
Com o passar do tempo, uma tribo sempre buscava sobrepujar a outra e se apoderar à força de seus territórios e recursos, e, já que faltava uma autoridade maior, tais investidas não eram condenadas e acabavam ameaçando a integridade do povo de Israel.

Alternativa 2:
A principal motivação para a unificação do povo de Israel sob um só rei veio de sua própria necessidade de expansão territorial, uma vez que a própria terra de Canaã já não era suficiente para sustentá-los.

Alternativa 3:
A mudança para a monarquia ocorreu por conta de um consenso puramente religioso entre as tribos. Ao escolherem um rei, acreditavam estar fazendo-o segundo uma expressa ordenança divina, sendo este rei também responsável pelo ordenamento da casa de Deus.

Alternativa 4:
Com a pressão de fortes ameaças monárquicas externas, tais como os Filisteus, fez-se necessária a consolidação de um estado com regime monárquico forte, capaz de mobilizar as tribos contra um inimigo comum, uma vez que, até então, Israel era uma presa fácil por conta de sua fragmentação.

Alternativa 5:
Estabeleceu-se a monarquia pois, por conta da falta de uma conjuntura política forte entre as tribos, diversas porções do povo de Israel estavam se "esvaindo" e se misturando com nações próximas, adotando seus costumes e abandonando a unidade da qual faziam parte.

Soluções para a tarefa

Respondido por jell1810
2

Resposta:

alternativa 3

Explicação:


tococosta: correta é a número 04 conforme apostila folha 31
warleyfds: Alternativa 04 é a correta.
Respondido por cristoferius
1

Resposta:

alternativa 4

Explicação:

pagina 31

A pressão dos Filisteus intensificou-se nos dias do profeta Samuel. A fragmentação das tribos em um vasto território era presa fácil a uma monarquia

sólida, como era a dos invasores. Diante disso, a solução foi a unificação e consolidação de um Estado com regime monárquico forte, capaz de mobilizar as

tribos contra um inimigo comum


fabianoprec: Vc está correto.
Perguntas interessantes