No Superlogo,qual a instrução para essa figura sendo que cada passo vale 20, use o repita).
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Soluções para a tarefa
Comandos para movimentar a tartaruga
Andar para frente
parafrente nº ou pf nº
Faz com que a tartaruga ande para frente (no sentido que ela estiver apontando) o número de passos
digitado (nº).
Andar para trás
paratrás nº ou pt nº
Faz com que a tartaruga ande para trás (no sentido oposto que ela estiver apontando) o número de
passos digitado (nº).
Virar para a direita
paradireita nº ou pd nº
Gira a tartaruga para a direita o número de graus (nº).
Virar para a esquerda
paraesquerda nº ou pe nº
Gira a tartaruga para a esquerda o número de graus (nº).
Exemplo: Desenhe um quadrado de lado 100.
Pode ser feito de várias maneiras, segue dois exemplos usando os comandos acima.
1. pf 100 2. pt 100
pd 90 pe 90
pf 100 pt 100
pd 90 pe 90
pf 100 pt 100
pd 90 pe 90
pf 100 pt 100
Os comandos também podem vir todos de uma só vez, separados por espaços:
pf 100 pd 90 pf 100 pd 90 pf 100 pd 90 pf 100 pd 90.
Apagar a tela
tartaruga ou tat
Apaga a tela e coloca a tartaruga na posição inicial. Posição (0,0) e direção norte.
Exemplo: tat
Arcos
arco ângulo raio
Desenha um arco com ângulo e raio digitados.
Exemplos: arco 360 100 (forma uma circunferência de raio 100)
arco 60 150 (forma um arco de circunferência de 60º com raio 150)
Circunferência
circunferência raio
Desenha uma circunferência com o raio digitado.
Exemplos: circunferência 50
circunferência 100
Sem lápis: a tartaruga passa a andar sem desenhar
usenada ou un
A tartaruga anda sem deixar rastro.
Exemplo: un pf 100
Com lápis: a tartaruga volta a desenhar
uselápis ou ul
Coloca o lápis na tartaruga, ou seja, a tartaruga anda desenhando. Se a tartaruga não estiver
desenhando usamos este comando para ela voltar a desenhar.
Exemplo: ul pt 100
Borracha
useborracha ou ub
Coloca borracha na tartaruga que por onde passa apaga os traços.
Exemplo: pf 200
ub pt 100
Mudar a cor do lápis
mudecl nº
Muda a cor da linha traçada pela tartaruga.
Exemplo: mudecl 5 (roxo)
pf 100
Mudar coordenada
mudexy x y
Faz a tartaruga caminhar para o ponto de coordenadas (x,y). Mantém o ângulo da tartaruga.
Exemplo: pd 30 mudexy 100 50
Retornar ao centro
pc ou paracentro
Faz a tartaruga caminhar para a posição (0,0), com ângulo 0 (apontando para o norte).
Exemplo: pd 45 pf 100 pc
Mostrar a posição
esc posição ou esc pos
Mostra na janela de comandos a coordenada em que está a tartaruga.
Exemplos: pd 45 pf 100 esc pos (irá mostrar 70.710678 70.710678)
mudexy 50 70 esc pos
Mostrar direção (ângulo da tartaruga em relação à vertical)
esc direção ou dç
Mostra na janela de comandos o ângulo em que a tartaruga está posicionado (0 = norte).
Exemplo: pd 30 pf 100 pe 65 esc dç (irá mostrar 325 que é o ângulo medido a partir da direção
norte, no sentido horário)
Escrever
rotule [palavra] ou rotule [nº]
Escreve caracteres na tela na tela.
Exemplos: rotule [superlogo]
tat pd 90 rotule [superlogo]
tat pd 90 mudecl 10 rotule [2006]
tat pd 30 pf 100 mudecl 0 rotule [O]
Comando repita
repita n [lista de comandos]
Executa n vezes os comandos contidos em lista.
Exemplos: repita 5 [pf 50 pd 90 pf 50 pe 90]
repita 4 [pf 90 pd 90]
repita 360 [pf 1 pd 1]
Comando espere
Provoca uma pausa antes de executar o próximo comando.
Exemplos: repita 5 [pf 50 pd 90 espere 40 pf 50 pe 90 espere 40]
repita 4 [pf 100 espere 40 pd 90 espere 40]
repita 20 [pf 10 espere 1]
repita 36 [pe 10 espere 1]
repita 360 [pf 1 pd 1 espere 1]
repita 4 [repita 10 [pf 10 espere 2] repita 9 [pd 10 espere 2]]
Preenchimento
mudecp nº
Muda a cor de preenchimento do objeto o qual a tartaruga está posicionada.
pinte
Preenche com a cor escolhida por “mudecp nº “ a região fechada onde se encontra a tartaruga.
Exemplos: repita 3 [pf 100 pd 120]
un pd 30 espere 20 pf 20 (entra no triângulo)
mudecp 13 (rosachoque)
pinte (muda cor do triângulo)