Biologia, perguntado por joseliaf305, 10 meses atrás

no sistema reprodutor masculino a próstata é localizada sob a bexiga que tem como função​

Soluções para a tarefa

Respondido por kain53
10

Ok.

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata. A doença acomete cerca de 68 mil brasileiros por ano e é responsável por 14 mil mortes anuais. Por isso, é importante que homens mantenham um estilo de vida saudável e, principalmente a partir dos 40 anos, façam exames regularmente. Entenda o que é a próstata e qual a sua função no corpo humano:

Glândula do tamanho de uma noz

A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino. Mais especificamente, é uma glândula localizada entre o pênis e a bexiga urinária. A próstata tem ligação direta com as vesículas seminais (responsáveis pela formação de um dos componentes do sêmen) e com a uretra. Em jovens adultos, tem o tamanho médio de uma noz, mas pode ser maior em homens mais velhos.

Função e importância

A próstata produz um líquido alcalino que constitui entre 10% e 30% do sêmen. Durante a ejaculação, este líquido é acrescido ao esperma. A secreção prostática tem a função de proteger e nutrir os espermatozóides, contendo sais minerais e enzimas. Sua alcalinidade também ajuda a neutralizar a acidez da vagina, prolongando o tempo de vida dos espermatozóides. A próstata também tem músculos, que ao serem comprimidos ajudam a expelir o esperma.

Doenças associadas

São três as principais doenças da próstata. A prostatite, ou inflamação na próstata, costuma ser causada por infecções ou até mesmo estresse. Causa dor e inchaço no local e é geralmente combatida com antibióticos e anti-inflamatórios.

A hiperplasia prostática benigna é marcada pelo crescimento da próstata. Por comprimir a uretra, os principais sintomas estão relacionados à dificuldade em urinar. Atinge majoritariamente homens com mais de 50 anos. Seus fatores de risco estão relacionados a histórico familiar, obesidade, sedentarismo e diabetes mellitus tipo 2. O tratamento passa por mudança de estilo de vida e, em alguns casos, pode incluir intervenção cirúrgica.

Já o câncer de próstata é a forma mais comum de câncer em homens. É muito perigoso devido à ausência de sintomas nas fases iniciais, daí a importância de realizar exames preventivos. Constatada a suspeita, é feita uma biópsia para confirmar a presença de tumor. Em estágios avançados, o câncer de próstata pode gerar metástase, o que aumenta o risco à vida. O tratamento inclui desde a remoção cirúrgica da glândula até a radioterapia e a realização de terapia hormonal.

Prevenção e tratamento

Fazer exames rotineiros é a melhor forma de prevenir e tratar precocemente o câncer de próstata. Para o monitoramento, é aconselhado fazer dois tipos de exames com frequência, principalmente a partir dos 40 anos: o toque retal e o teste de PSA.

No exame de toque retal, o médico utiliza uma luva lubrificada para introduzir seu dedo no canal retal do paciente. Com isso, ele consegue fazer uma avaliação tátil do tamanho, forma e textura da próstata. Já o teste de PSA é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue. PSA é a sigla para Antígeno Prostático Específico, uma proteína produzida pela próstata e presente na corrente sanguínea. Níveis altos de PSA sugerem a possibilidade de câncer, que só é confirmada a partir de uma biópsia.

É importante ressaltar que o tratamento de câncer de próstata não necessariamente ocasiona disfunção erétil. Hoje, os avanços médicos permitem remover a glândula sem prejudicar a vascularização do pênis. Por isso, médicos podem receitar tratamentos para que a vida sexual do paciente volte ao normal.


danidaniamizade123: se fosse pra eu ter essa resposta enorme eu procuraria no google
Perguntas interessantes