No sistema colonial português ,o trabalho compulsório indígena.
A)foi empregado em pequena escala nas missões e em regiões onde não se dispunha de outra mão de obra , até a expulsão da companhia de jesus ,no século XVII, momento em que a coroa portuguesa regulamentou essa forma de exploração.
B) mostrou-se menos vantagoso aos proprietários de terras,nas grandes lavouras,considerando,entre outros fatores,as rebeliões e fugas frequentes , favorecida pelo conhecimento da região e a eficácia do tráfico negreiro no abastecimento de mão de obra .
C)assumiu formas distintas ao longo do processo de colonização ,sendo empregado sistematicamente nas entradas e bandeiras mediante acordos entre brancos e indígenas , os quais previam a divisão das riquezas eventualmente encontradas.
D)causou grande polêmica ao longo do período colonial principalmente quando se tratava de escravidão, prática combatida por jesuítas como José de Anchieta e André João Antônil ,que defendiam que sequer os negros deveriam ser escravizados.
E)existiu na forma de trabalho semi-servil ,com o consentimento da igreja,quando se entendia que os indígenas da região não poderiam ser "pacificados" ou catequizados sem uso da força,ou seja,quando se praticava a chamada guerra santa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta: Olá
Letra B
Explicação: Espero ter ajudado...
Bons estudos ✨
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás