Biologia, perguntado por AlunaMedVET, 1 ano atrás

No seu estágio curricular chegou um paciente no Pronto-Socorro do HV convulsionando a mais de 10 minutos, segundo o proprietário. O animal era da raça Border Collie, de 4 anos de idade, macho, não castrado. Além da convulsão, durante o atendimento emergencial apresentou hipertermia, midríase e tremores. Na anamnese o proprietário relatou ter feito o uso de um antiparasitário injetável no animal sem orientação de um médico veterinário, ele utilizou a mesmo fármaco e quantidade utilizada em Bovinos.

Com relação ao caso relatado a cima, e os estudos sobre pesticidas, assinale a alternativa que compreende a resposta CORRETA.

Escolha uma:
a. Possivelmente o animal apresentava epilepsia idiopática.

b. Possivelmente o animal teve intoxicação por piretróides. Os piretróides são antiparasitários seguros, quando usados de acordo com a orientação dos fabricantes, porém em uso excessivo ou ingestão acidental, pode levar a intoxicação. Ele atua fechando os canais de sódio da membrana neuronal e inibição do fluxo de íon cloro mediado por receptores GABA. Os sinais clínicos incluem alterações do sistema nervoso e musculares.

c. Possivelmente o animal teve uma intoxicação pelo uso de ivermectina, amplamente utilizado na veterinária, porém existe determinadas raças como Border Collie são sensíveis ao fármaco. Devido ao defeito na glicoproteína P, essa raça acumula a molécula no sistema nervoso o que leva a desenvolver sinais clínicos como convulsão.

d. Possivelmente o animal teve uma contaminação alimentar por chumbo, ou chumbinho, popularmente encontrada em casa agropecuária. O chumbo causa, além da convulsão, distúrbios hematológicos, necrose, distúrbio renal e digestório.

e. Possivelmente o animal teve intoxicação por amitraz. O amitraz é facilmente absorvido pela pele e mucosa, predispondo a intoxicação quando não seguido os cuidados de aplicação e dose recomendadas para a espécies. Os sinais mais comuns de intoxicação são ataxia, incoordenação, sonolência, hipotermia, bradicardia e hiperglicemia.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunoRVet
15

Possivelmente o animal teve uma intoxicação pelo uso de ivermectina, amplamente utilizado na veterinária, porém existe determinadas raças como Border Collie são sensíveis ao fármaco. Devido ao defeito na glicoproteína P, essa raça acumula a molécula no sistema nervoso o que leva a desenvolver sinais clínicos como convulsão.

Correto Pelo AVA

Respondido por wildernsilva
6

Resposta:

O animal teve uma intoxicação pelo uso de ivermectina, amplamente utilizado na veterinária, porém existe determinadas raças como Border Collie são sensíveis ao fármaco. Devido ao defeito na glicoproteína P, essa raça acumula a molécula no sistema nervoso o que leva a desenvolver sinais clínicos como convulsão.

Confirmado com o AVA Espero ter contribuído.

Perguntas interessantes