Contabilidade, perguntado por LaurenSi, 5 meses atrás

No setor agropecuário, todos os gastos e despesas necessários à produção devem ser considerados no cálculo do custo de produção. Uma das classificações dos custos leva em conta o nível de produção e é representada pelos custos fixos e pelos custos variáveis.

Em que pese o conceito desses custos, assinale a alternativa correta.

Selecione a resposta correta
A
Os custos fixos e os custos variáveis são definidos com base na entrada e saída de dinheiro do caixa.

B
A classificação de custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da praticidade.

C
A depreciação é um custo variável, pois quanto mais equipado o produtor estiver, mais desembolso ele terá.

D
Tanto a mão de obra direta quanto a indireta são consideradas custos fixos, pois os salários dos funcionários não variam.

E
Dependendo da atividade agrícola, a energia elétrica pode ser custo fixo ou variável.

Soluções para a tarefa

Respondido por rogersilva94
0

Resposta:

B.

A classificação de custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da praticidade.

Explicação:  

Custos fixos ou variáveis são uma classificação quanto às suas variações quantitativa, física e em valor, de acordo com o volume produzido, ou seja, em relação à quantidade produzida.  

Os custos baseados em entrada e saída de dinheiro do caixa são chamados de custos explícitos e implícitos.

A classificação dos custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da sua praticidade.

Custos fixos: são determinados por não variarem conforme a quantidade produzida, ou seja, eles são constantes durante o processo produtivo e não se alteram em razão das mudanças nos níveis de produção. Exemplos: depreciação; juros sobre o capital fixo; capital investido em terras; juros sobre o capital investido em outros ativos fixos; seguro sobre o capital fixo; mão de obra indireta; taxas e impostos fixos; etc.

A Conab (2010) define custos fixos como aqueles compostos pela depreciação de capital fixo e os demais custos fixos envolvidos na produção e remuneração dos fatores terra e capital fixo.

Custos variáveis: são determinados em razão da quantidade produzida, ou seja, com o aumento ou a diminuição de produção, os custos variam conforme o volume produzido. Exemplos: insumos (sementes, medicamentos, produtos fitossanitários, alimentos, fertilizantes, etc.); mão de obra direta; serviços de máquinas e equipamentos executados; energia elétrica; etc.

Os custos variáveis são a parcela dos custos totais que dependem da produção, e, por isso, mudam com a variação do volume de produção. Representam as despesas realizadas com os fatores variáveis de produção (CONAB, 2010).

Por exemplo, se em um determinado ano o produtor rural aumentar sua área de produção, maior também será a quantidade de sementes para plantio, maior será a quantidade de fertilizantes, produtos fitossanitários e até mesmo de mão de obra e combustível para plantio e colheita desse produto. Da mesma forma, quanto menor a produção, menor também será a necessidade de uso desses recursos variáveis.

Respondido por dessamj
0

Resposta:

Correta letra B

Explicação comentada:

A) Os custos fixos e os custos variáveis são definidos com base na entrada e saída de dinheiro do caixa.

Estes são os custos explícitos ou implícitos

B) A classificação de custos mais utilizada pelos produtores rurais é a de custos fixos e custos variáveis, em razão da praticidade.

Correta

C) A depreciação é um custo variável, pois quanto mais equipado o produtor estiver, mais desembolso ele terá.

A depreciação não varia, as manutenções sim

D) Tanto a mão de obra direta quanto a indireta são consideradas custos fixos, pois os salários dos funcionários não variam.

A mão de obra DIRETA varia, quanto mais produzido, mais mão de obra

E) Dependendo da atividade agrícola, a energia elétrica pode ser custo fixo ou variável.

Energia é variável, não importa o tipo de atividade

Perguntas interessantes