Português, perguntado por vaneemicaela46, 11 meses atrás

No sermão lido, como vieira interpreta a epígrafe nos três primeiros parágrafos? Justifique sua resposta com elementos do texto

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
76

Essa questão se refere a um fragmento do "Sermão XIV", do padre Vieira. Segue em anexo uma foto desse fragmento


Vieira entende a epígrafe da seguinte forma: Jesus teve um duplo nascimento, nascendo duas vezes da Virgem Maria. O primeiro nascimento aconteceu como Cristo, quando houve a encarnação do espírito. O segundo nascimento aconteceu como Jesus, depois do calvário, onde surgiu o salvador da humanidade.


Os trechos que comprovam isso são esses:

"Cristo no primeiro parto nasceu propriamente Cristo, e neste segundo nasceu propriamente Jesus".

Anexos:
Respondido por MPia22
0

Acredito que o sermão, ao qual se refere esse exercício, seja o Sermão XIV, do Padre Antônio Vieira.

Nos primeiros parágrafos deste sermão, a epígrafe é interpretada por Padre Antônio Vieira como sendo o nascimento duplo pelo qual Jesus foi submetido.

O primeiro nascimento, como Cristo, teria ocorrido através do ventre da Virgem Maria, e o segundo nascimento, como Jesus, através da devoção da humanidade como seu salvador, logo após o calvário.

Os Sermões de Padre Antônio Vieira

Os sermões de Padre Antônio Vieira é um conjunto de obras de cunho religioso utilizado como fonte de ensino da catequese, sendo a principal forma de comunicação entre colonizadores e os habitantes do Novo Mundo.

Defensor dos índios e escravos, Padre Antônio Vieira dedicou sua vida a lecionar o evangelho e aprendeu a língua local para, assim, conseguir alcançar a todos sem distinção.

Os sermões, hoje unidos em obra única, foram impressos e distribuídos como uma espécie de cartilha a ser seguida durante a evangelização e pregação, a  contragosto de Padre Antônio Vieira que não concordava com a ideia, mas fora obrigado a ceder seus sermões por ordens da Coroa.

Conheça mais sobre Os Sermões aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6625368

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes