No "Sermão do Santíssimo Sacramento", de 1645, Antônio Vieira trata do milagre da eucaristia, o momento da missa católica em que se considera que o corpo de Cristo comparece transformado em pão. Para provar a ocorrência do milagre, ele imagina que está discutindo com um filósofo (que hoje designaríamos cientista), cujo argumento aparece no Texto I. Vieira contra-argumenta no trecho transcrito no Texto II.
Texto I
[...] o entendimento deve julgar conforme as espécies dos sentidos, que são as portas de todo conhecimento humano: os sentidos cheiram, gostam, e apalpam pão, logo pão é, e não o corpo de Cristo, o que está naquela hóstia.
Texto II
[...] No íris ou arco-celeste, todos os nossos olhos jurarão que estão vendo variedade de cores, e, contudo, ensina a verdadeira filosofia que naquele arco não há cores, senão água e luz. Pois se a filosofia ensina que não há cor, onde os olhos estão vendo cor, que muito que ensine a fé que não há pão onde os olhos parece que veem pão?
Explique, com suas próprias palavras, o argumento do filósofo e o modo como Vieira o retruca.
Soluções para a tarefa
O filósofo diz que se sentimos a textura, o cheiro e sabor de pão logo a hóstia é apenas o alimento e não o corpo de Cristo, porque nossos sentidos claramente constatam que aquilo é pão. Por outro lado, Antônio Viera fala que os sentidos humanos não são confiáveis, já que em um arco-íris vemos uma grande quantidade de cores em algo que é apenas água e luz. Assim, se onde há água e luz vemos cores (que, de acordo com a filosofia, não existem) por que não pode haver o corpo de Cristo onde vemos e sentimos pão? Ou seja, nossos sentidos não são confiáveis o suficiente para afirmarmos que a hóstia não se transforma no Corpo de Cristo, conforme os ensinamentos na Igreja Católica.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é sobre interpretação de texto.
O filósofo fala que se é pão o que pegam, sendo pão o que sentem todos os sentidos humanos, então a hóstia nada mais é do que pão e não o corpo e o sangue de cristo.
Vieira contra-argumenta que quando vemos o arco-íris, nossos olhos estão vendo várias cores, contudo explica a ciência que não passa de água e luz formando as cores. Assim se a ciência ensina que não é cor onde estão vendo cores, a fé ensina que não é pão onde estão vendo pão.
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25527305
Sucesso nos estudos!!!