Filosofia, perguntado por vanessa69, 1 ano atrás

No senso comum, liberdade não combina com limite, se há limite não há liberdade absoluta. por que não possuimos liberdade absoluta?

Soluções para a tarefa

Respondido por jana2978
10
Olá,

primeiro vamos tentar entender o que é senso - comum. Nas ciências humanas, senso - comum significa um olhar rápido, raso, sem muito aprofundamento, sobre determinado assunto. É diferente, por exemplo, de um olhar cientifico, que onde há pesquisa, se olha todos os lados de uma questão, se compara, se contextualiza para assim, tentar entender e tirar uma conclusão. 

Por isso que o senso-comum afirma que liberdade não combina com limites, pois a ideia de liberdade não foi aprofundada. Se tem um breve ponto de vista sobre o que é liberdade, para o senso comum, liberdade é fazer tudo que se quer. 

Contudo, algumas áreas de conhecimento estudam a ideia de liberdade e vão além desse conceito de 'pode tudo", alguns pensadores se dedicaram a estudar o conceito de liberdade, seja a absoluta ou a relativa. Sartre um filósofo francês, por exemplo, o homem é nada, nasce nada e vai se definindo, escolhendo ser, durante a existência, para ela não há 'natureza humana', algo que nos determine a ser algo, por exemplo.. para Sartre a existência, precede a essência, ou seja,  primeiro o homem existe, se descobre no mundo e só depois define o que será.

Ele diz ainda, que, toda forma de controle dessa liberdade absoluta, foi criado pelo próprio homem, que se angustia com sua liberdade absoluta, ja que tem que sempre escolher e na escolha há consequências e responsabilidades, então, o próprio home cria limites pra ele mesmo. Mas isso, também é uma escolha. 

Essa é a visão de Sartre e de outros filósofos que seguem sua linha, chamada existencialista, porém, há outros tantos que não acreditam nela, como Marx, que dizia que só poderíamos ser livres, se houvesse houvesse uma revolução nas formas de relação social, por exemplo: que não existisse mais patrão e empregado, pois assim, o empregado iria ser livre para comprar e vender mercadorias e não apenas produzi-las. É a liberdade economica, que ele afirma não haver no capitalismo; sistema esse, em que vivemos. 

Esse é um tema de muitos viés, por isso, devemos pensa-lo de forma profunda, para tentarmos entender o porque e como fazemos as coisas e se de fato, não estamos condicionados, com medo, reproduzindo o que no ensinaram e assim, tolhendo o direito de escolha, que é de onde vem a ideia de liberdade. 

Espero estar ajudando a pensar sobre o tema. Abraços. 
Perguntas interessantes