Filosofia, perguntado por macroente, 4 meses atrás

No senso comum, as ações empreendidas por empresas, em benefício próprio, com o intuito de transmitir responsabilidade social e ações realizadas por empreendedores sociais de fato, como o trabalho desenvolvido por Madre Teresa de Calcutá, são classificadas como caridade. Por muito tempo as ações de caridade, responsabilidade social, filantropia e empreendedorismo social foram considerados sinônimos. Entretanto, apesar dessas práticas possuírem semelhanças, há diferenças que são fundamentais para se classificar a filantropia ou o empreendedorismo social.

NISHIMURA, M.; ALPERSTEDT, G. D.; FEUERSHÜTTE, S. G. Empreendedorismo Social Feminino: Uma Pesquisa a Partir da História de Vida de Mulheres Empreendedoras. Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.

A partir do assunto que foi abordado pelos autores, avalie as opções abaixo, sobre o que se refere às diferenças entre filantropia e empreendedorismo social.

I. A filantropia possui um caráter assistencialista e soluciona o problema temporariamente.
II. A filantropia visa a solução do problema a longo prazo a partir da educação.
III. O empreendedorismo social gera transformação social, resultando em soluções permanentes na sociedade.

É correto, o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas

Alternativa 5:
II e III, apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
4

A filantropia e o empreendedorismo social são fenômenos que contribuem para o bem-estar da sociedade (alternativa 4).

Alternativa 4:  I e III, apenas.

O erro da assertiva II consiste na afirmação de que a filantropia resolve os problemas sociais dentro do longo prazo. Na verdade, as ações filantrópicas estão ligadas ao assistencialismo e ajudam a resolver os problemas sociais de forma temporária.

Entenda que a filantropia representa a atuação dos agentes privados na diminuição das mazelas (ou falhas) presentes na sociedade em que vivemos.

Por fim, seguem dois exemplos de agentes privados que atuam com ações filantrópicas: Organizações Não Governamentais (ONG's) e empresas privadas.

Sucesso em sua jornada!

Perguntas interessantes