No senso comum acredita-se que ser cidadão é algo “automático”, que a pessoa adquire por ocasião do seu nascimento. A respeito dessa ideia, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. Essa ideia é falsa para os tempos atuais, mas já foi verdadeira no passado.
b. A crença popular está certa em entender que cidadania é algo “automático”.
c. A ideia é verdadeira, mas falta acrescentar que a cidadania só se efetiva com o ato de votar.
d. Essa ideia é verdadeira se pensarmos na questão da nacionalidade, porém a efetivação da cidadania depende de uma série de outros fatores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c. A ideia é verdadeira, mas falta acrescentar que a cidadania só se efetiva com o ato de votar.
Explicação:
O Senso Comum traz a ideia que o conceito cidadão já começa a valer desde o nascimento de cada pessoa (letra D).
Letra D: Essa ideia é verdadeira se pensarmos na questão da nacionalidade, porém a efetivação da cidadania depende de uma série de outros fatores.
Isso ocorre porque todo ser humano é dotado de direitos e deveres. Nesse sentido, a ligação entre ser humano e cidadania está correta.
No entanto, a efetivação da Cidadania depende dos governantes e legisladores que formam o Estado. Na prática, a Cidadania representa o exercício prático dos direitos e deveres que são fornecidos pelo Estado.
Por fim, vale destacar que o Senso Comum é baseado no compartilhamento de histórias e narrativas entre cada grupo social (conhecimento popular). Nessa lógica, as pessoas costumam aceitar passivamente (sem questionar) todas as histórias ligadas ao Senso Comum.
Aprenda mais sobre o tema Senso Comum em:
https://brainly.com.br/tarefa/26882566
Mantenha-se firme na luta!