Geografia, perguntado por kalivitoria, 11 meses atrás

no século xx qual o sistema económico estavam alinhado com o sistema capitalista, e com os blocos socialista?

Soluções para a tarefa

Respondido por kawaAvesdeOliveira
0

Resposta:

Atualmente, o sistema econômico que prevalece no mundo é o capitalismo que iniciou a partir do século XV, na Inglaterra, e foi se ampliando após o século XVIII, às margens da Revolução Industrial. A medida que a era da informação se desenvolve, o capitalismo alinhado a globalização têm gerado um estilo de vida cada vez mais dinâmico.

O que é capitalismo?

O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu entre o século XV e XVIII e foi se consolidando. Ele é caracterizado pela aquisição de capital proveniente do comércio e apropriação do trabalho humano (escravo ou assalariado), sendo conhecido como capitalismo comercial. Após o século XVIII, surgem alguns meios de produção durante a Revolução Industrial, como o tear e a máquina a vapor. É nessa época que o homem passa a oferecer mão de obra em troca de salário e a viver em lugares pequenos através de salários desonestos e intensa jornada de trabalho, sem a possibilidade de reclamar os seus direitos.

Com o surgimento das atividades bancárias, por meio de empréstimos, o dinheiro se tornou o principal símbolo do sistema capitalista. A partir disso, surge a classe daqueles que possuem as ferramentas e os meios de dominação, chamada de burguesia e a classe detentora da mão de obra, ou seja, da força de trabalho, chamada de proletariado. As principais características do sistema capitalista são:

Propriedade privada;

Trabalho Assalariado;

Livre Iniciativa sobre a Planificação Estatal.

Fases do Capitalismo

Anteriormente, na idade média, o que prevalecia era o comércio e a produção artesanal no século XI, época em que ainda predominava o sistema feudalista. Estes elementos eram privilegiados e não havia muito foco no trabalho assalariado, que era comum apenas nos centros mais desenvolvidos. Os trabalhadores (artesãos), donos de suas ferramentas e oficinas, comercializavam seus produtos e não a sua mão de obra.

Com o desenvolvimento do comércio e novas oportunidades de trabalhos surgiram outros fatos como o aparecimento de doenças graves (peste), o crescimento populacional, a falta de alimento, a baixa produção agrária, entre outros, que fizeram com que o antigo sistema declinasse, dando abertura ao capitalismo.

O capitalismo passou por enorme transição até se consolidar. Por motivos didáticos, as fases foram dividas e observa-se que há momentos de expansão seguidos de crise e desaceleração do crescimento. São ondas que se repetem até os dias atuais.

Capitalismo Comercial

Fase em que prevaleceu o capitalismo comercial ou mercantilismo. As potências da época eram Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e França. Estas, através das Grandes Navegações e das Expansões Marítimas Europeias, buscaram novas terras e mão de obra escrava para enriquecer.

Uma parte do lucro estava com a nobreza e a outra parte se concentrava com os comerciantes, que compravam e vendiam mercadorias. O capital era valorizado durante a comercialização, não na produção. Assim, os artesãos começaram a ser cobrados por meio de impostos e taxas dos senhores feudais e cada vez mais endividados, dependiam muito da nobreza e muitos deles tiveram que vender a sua força de trabalho para sobreviver.

Explicação:

Perguntas interessantes