No século XX, alguns escritores, como, por exemplo, Jorge Luis Borges, trouxeram a cidade como personagens célebres. E é com a cidade e na cidade que as histórias se desenvolvem, uma vez que Buenos Aires também é uma personagem. Pressupondo que é preciso viver a cidade, dar atenção, perceber seus limites e assim atravessá-los, a postura do arquiteto do novo milênio necessita considerar, no decurso de sua atividade profissional ou acadêmica, além de sua vocação e formação, o modo de viver de seus habitantes em constante diálogo com a cidade. Considerando o texto-base, faça o que se pede nos itens a seguir: a) Apresente duas características da cidade de São Paulo nos anos de 1950. b) Cite e explique dois programas habitacionais brasileiros e avalie como esses programas interferem na sociedade. c) Avalie de que forma você se insere na cidade, elencando pontos positivos e negativos na sua relação com o espaço. Justifique apresentando alguma contribuição com base na sua experiência pessoal.
Soluções para a tarefa
Olá,
a) Temos como duas características da cidade de São Paulo nos anos de 1950 o grande crescimento urbano, a exemplo das obras do viaduto Heitor Penteado, e também o desenvolvimento industrial e econômico; como prova, o palacete erguido pela família Matarazzo no Centro Velho da cidade.
b) Como dois programas habitacionais brasileiros temos o Programa Minha Casa Minha Vida, de iniciativa do Governo Federal; trata-se do financiamento imobiliário com os juros mais baixo do país, por meio do banco CAIXA. Além deste, no Estado de São Paulo existe o Programa de Urbanização das Favelas,com o objetivo de levar serviços essenciais aos moradores das favelas paulistas.
c) A maneira como no inserimos na cidade, em relação aos pontos positivos e negativos e a relação com o espaço pode ser explicada da seguinte forma: como pontos positivos a cidade de São Paulo possui muitas opções de lazer e mobilidade por toda parte. Entretanto, o trânsito caótico e superlotação nos transportes públicos representam o maior ponto negativo.
Abraços!