No século XX, a pintura mural mexicana caracterizou-se por suas grandes dimensões, sendo exibida em espaços públicos como bibliotecas, palácios, museus e escolas.
Além disso, envolve temas da história nacional que abarcam o período pré-hispânico até a Revolução Mexicana.
Ao abordar o tema da Revolução Mexicana, iniciada em 1910, um docente do ensino médio propõe aos alunos a análise de duas pinturas do muralismo mexicano.
figura 1: David Alfaro Siqueiros: “Do Porfirismo à Revolução” - O Povo em Armas.(1966). Acrílico e piroxilina sobre madeira forrada de tela. Sala XIII - Museu Nacional de História – Cidade do México. In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Imagens da Revolução Mexicana; o Museu Nacional de História do México. 1940-1982. São Paulo: Alameda, 2007.
figura 2: Jorge Gonzáles Camarena: “A Constituição de 1917”. (1967). Pintura em acrílico sobre tela. Sala XII – Museu Nacional de História – Cidade do México. In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Imagens da Revolução Mexicana; o Museu Nacional de História do México. 1940-1982. São Paulo: Alameda, 2007.
Posterior a análise das imagens, professores e alunos chegam a algumas conclusões:
I - Destacam, de maneira semelhante, os líderes revolucionários de etapas distintas da Revolução.
II - Retratam lutas na construção de uma memória nacional da Revolução Mexicana.
III - Apresentam a preponderância da atuação do povo mexicano na Revolução.
IV - Possuem variadas simbologias da luta revolucionária mexicana.
São corretas apenas as afirmativas:
a- I e III.
b- II e IV.
c- I, II e III.
d- I, II e IV.
e- II, III e IV.
Soluções para a tarefa
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eu respondi a letra a encontrei em provas comentadas enad
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Eu escolhi a letra E porque vejo um líder sendo destacado dos demais o que me leva a concluir que a letra A está errada.
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