No século XX, a Filosofia passou a questionar a perspectiva de que as ciências podem não conseguir abranger a totalidade dos fenômenos que estudam. Também, muitas vezes, não conseguem fundamentar e validar suas próprias descobertas. A ideia de que a razão, a ciência e o conhecimento são capazes de dar conta de todos os aspectos da vida humana também foi pensada criticamente por dois grandes filósofos: Karl Marx e Sigmund Freud (1856-1939). Escolha um dos autores citados e apresente de modo resumido sua contribuição sobre a crítica da razão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
- Marx: Marx relativizou a ideia que vigorava de uma razão livre e autônoma formulando a noção de ideologia - poder social e invisível que faz o indivíduo pensar como pensa e agir como age.
- Freud: Freud, no campo afetivo, dos desejos, abalou as bases das ciências psicológicas ao descobrir a noção de inconsciente - poder que atua sem o controle da consciência
juliacolbert:
obgd, você eh tudoooo
Respondido por
2
Resposta:
No campo político, Marx tornou relativa a ideia de uma razão livre e autônoma ao formular a noção de ideologia – o poder social e invisível que faz o indivíduo pensar como pensa e agir como age.No campo afetivo, dos desejos, Freud abalou as bases das ciências psicológicas ao descobrir a noção de inconsciente – como poder que atua sem o controle da consciência.
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás