No século XVIII, surgiu um conjunto de ideias que questionava a ordem estabelecida em vários aspectos, tais como: econômico, político e social. Os pensadores e intelectuais caracterizados como Iluministas atacavam as injustiças, a intolerância religiosa e os privilégios da nobreza, bem como o poder absoluto dos reis. Sobre o Iluminismo é INCORRETO afirmar que:
a) Destacava que os homens são iguais perante a natureza e que as desigualdades eram criadas pela sociedade.
b) Considerava a razão como a fonte de toda a sabedoria e que o racionalismo deveria estar presente em todas as ações humanas.
c) Defendia o liberalismo econômico, ou seja, se opunha ao Mercantilismo e toda a forma de monopólio.
d) Pregava a igualdade dos homens perante a lei e a liberdade de idéias, de opiniões e de expressão.
e) Defendia a Igreja Católica, pois acreditava na necessidade de haver também uma explicação espiritualista do mundo e da realidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta letra D
Explicação:
Eles NÃO defendiam a Igreja Católica e acreditavam que suas ideias/ superstições/ dogmas deixavam as pessoas ignorantes e cegas para ver as coisas de forma racional.
É incorreto aquilo afirmado em E, de modo que é correta a alternativa E. Muitos pensadores iluministas, e dentre eles mais famosamente Voltaire, eram fortes críticos da Igreja Católica, que viam como uma instituição retrógrada e um obstáculo ao Progresso das Luzes.
Que não apoiassem a Igreja Católica não significa, contudo, que os Iluministas não defendessem que a espiritualidade tinha alguma função social, mas sim que esta instituição em particular não era considerada adequada. Para os Iluministas, a espiritualidade era um assunto particular, subjetivo, de cada um com a sua consciência, e não algo que pudesse explicar a realidade, sociedade ou a política.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22644008