No século xviii, surgiram novas ideias que despertaram o interesse de muitos adeptos, que rejeitavam as tradições e almejavam explicações racionais para compreender os fenômenos naturais e sociais. Como ficaram conhecidos os pensadores deste período e de que modo esses pensadores influenciariam monarcas e ministros europeus?
Soluções para a tarefa
Iluministas. Sua influência em relação a monarcas e ministros europeus do período manifestou-se no “despotismo esclarecido” – adoção, por aqueles governantes, de medidas reformistas propugnadas pelos pensadores iluministas, sem no entanto abandonar o absolutismo característico do Antigo Regime.
Os pensadores deste período ficaram conhecidos pela expressão genérica de "Iluministas", ou defensores da "Idade das Luzes", que viam a racionalidade como base de explicação tanto para o mundo natural quando para a organização ideal das formas políticvas.
Eles influenciaram monarcas a reformarem os Estados sob seus governos, instituindo Parlamentos, cartas constitucionais e Assembleias consultivas, de modo a abandonar o modelo Absolutista e passar a adotar um modelo "Esclarecido", ou reformado, sob o perigo de despertarem, pela má administração, uma revolução.