No século XVIII, o conceito de calor o colocava como sendo uma substância e não como sendo energia. Incialmente, ele era considerado uma espécie de substância ou fluido invisível (o calórico). A respeito dessa substância, dizia-se que quanto maior a quantidade de calórico em um objeto, maior seria a temperatura desse objeto. Se o objeto estivesse isolado, dizia-se que ele guardava essa substância, calor, mantendo sua temperatura a mesma.
Thompson, no século XVIII, percebeu que, ao fazer um furo no cano de um canhão de metal, produzia-se um elevado aquecimento. Esse aquecimento nada mais era do que a quantidade de calórico sendo aumentada.
Disponível em: @ brasilescola @ uol @ com @ br/fisica/calor-como-substancia @ htm Acesso em 14 abr. 2017. Adaptado. ( troque "@" por "." )
No experimento realizado por Thompson há uma contradição entre a Teoria do Calórico e o mundo físico real. Essa contradição fica evidenciada quando observamos que
o metal que constitui o canhão tem ponto de superior à elevação de temperatura provocada pelo atrito com a broca.
o calórico, sendo um fluido imponderável, independente de sua quantidade, não poderia ser o responsável pelo aquecimento do canhão.
a broca deveria absorver todo o calórico do canhão, derretendo antes que ele, já que sua massa é inferior que a do canhão.
a broca deveria ficar mais pesada, ao receber calórico do canhão, já que essa substância possui massa possível de medir.
a hipótese de que todo o calor já estivesse na peça levaria à conclusão de que o canhão deveria derreter antes de ser furado.
Soluções para a tarefa
A última alternativa é correta
A hipótese de que todo o calor já estivesse na peça levaria à conclusão de que o canhão deveria derreter antes de ser furado.
A teoria do calórico dizia que o calor era parecido com a massa de um líquido e que fluia de um corpo para o outro.
Esta teoria parecia se sustentar ao estudar as transformações químicas como a queima de um combustível.
No atrito de uma broca com uma pedra, percebemos que a broca fica mais vermelha e quente. Ou esja recebe calor.
Mas se você deixar a broca encostada na pedra e parada, A temperatura da broca não aumenta.
Se a teoria do calórico fosse correta, o experimento de encostar a broca na pedra, deixando a broca parada, deveria causar um aumento de temperatura na broca (o que não acontece na vida real).
Portanto, a conclusão tomada foi que o calor está relacionado com o trabalho.
É por causa da broca girar e ter atrito com a pedra que a tal broca fica quente e vermelha.
Resposta:
A hipótese de que todo o calor já estivesse na peça levaria à conclusão de que o canhão deveria derreter antes de ser furado.
Explicação:
CONFIRMADO NO AVA
Eu esperei 3 dias para responder esta questão, e a sua resposta me ajudou e está correta!