No século XVIII, na Pedagogia, destacam-se alguns teóricos. Destacaremos aqui Rousseau, pensador liberal, democrático, que defendia o contrato social consensual entre os homens para resolver o dilema da natureza humana, ou seja, como os homens nascem livres e a sociedade os corrompe, seria necessária uma ordem social com regras consensuais construídas por seus próprios agentes. Nesse sentido, defende a democracia direta, em que o povo é soberano. Ainda sobre Rousseau, analise as afirmativas: I: Com ele o foco dirige-se ao aluno, defendendo que a criança não deveria ser encarada como um adulto em miniatura. II: Cabe ao preceptor garantir que a natureza humana do aluno seja preservada e estimulada. III: O educador não deve impor o conhecimento à criança nem deve deixá-la em seu puro espontaneísmo, deve equilibrar esses dois aspectos para que a criança obtenha sua autonomia. IV: Defendia também que somente após os 15 anos de idade, momento de posse da razão, a criança deveria receber os ensinamentos morais, inclusive o religioso, que antes disso essas ideias só serviriam como idolatria. Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
d- I - II - III - IV
Explicação:
A pedagogia de Rousseau possui alguns princípios e ideias centrais que norteiam seu pensamento. E que definem a forma como ele via como o sistema educativo deveria ser praticado para o melhor desenvolvimento do indivíduo.
Essencialmente, Rousseau defendia a ideia de um sistema de ensino que fosse pausado no ciclo evolutivo natural. Para ele, era fundamental que no começo da vida a educação fosse passiva, com a criança sendo deixada para aprender livremente.
A natureza seria sua maior professora durante a infância e parte da adolescência. O educador, tutor, apenas observaria e tomaria o cuidado adequado para com seu aluno.
Outro pilar fundamental é que educação deve se desenvolver por meio dos órgãos dos sentidos. Ele defende também a liberdade do homem, onde a didática deve ser baseada no desenvolvimento da independência da criança