No século XVIII, durante a Revolução Francesa, Saint Domingue, uma pequena colônia na América Central, rebelou-se contra sua metrópole, dando início à luta pela independência do Haiti, em um processo diferente daqueles que ocorreram nas demais colônias do continente americano. Aponte uma proposta da Revolução Francesa que influenciou a independência do Haiti e a principal diferença entre este processo e as outras lutas pela independência das colônias americanas.
Soluções para a tarefa
Influenciou a Revolução do Haiti a ideia de que todos os homens nasciam iguais e que todo tipo de discriminação legal (como aquela que existia contra os burgueses e ainda mais ainda contra os escravizados) era inaceitávelo.
A principal diferença entre estes processos e os demais é que ele não foi conduzido pelas elites nacionais, e sim pela massa dos mais oprimidos (os escravizados) sendo o único exemplo de rebelião escrava em grande escala a atingir os seus objetivos de independência em relação à Europa.
Resposta:
A Revolução Francesa baseou-se nos princípios iluministas que propagaram os ideais de liberdade e igualdade civil entre os homens. Quando os jacobinos assumiram o comando do país, durante a Revolução, propuseram o fim da escravidão nas colônias e, dessa forma, fortaleceram a luta pela libertação no Haiti. A luta pela independência do Haiti é considerada uma “Revolução Negra”, pelo seu caráter antiescravagista, e representou um conflito entre a população negra oprimida e escravizada e a elite branca, até então dominadora. A luta haitiana vivenciou diferentes etapas e se consolidou apenas em 1804.