No século XVIII, Condorcet inventou a matemática social, com a qual pretendia aplicar o cálculo às ciências morais e políticas. No XIX, Comte definiu a Sociologia como física social, Spencer propôs o estudo do comportamento humano como órgão biológico e Durkheim definiu o fato social como coisa. Ao longo desse percurso intelectual, fundava-se a Sociologia como disciplina autônoma. Diante do exposto podemos afirmar que o método de estudo da Sociologia baseia-se:
a) No método empírico para compreender o meio social em que vivemos.
b) No método teológico na compreensão da diversidade cultural humana
c) No método cientifico para estudar a relação homem x natureza
d) No método experimental na comprovação que somos seres sociais.
e) No método cientifico para o estudo das relações sociais nos seus variados contextos
Soluções para a tarefa
Resposta:
to precisando dessa resosta tbm
Resposta:
Resolução:
A) O positivismo, primeira corrente do pensamento sociológico, foi fortemente
O positivismo, primeira corrente do pensamento sociológico, foi fortemente influenciado pelos preceitos e métodos das ciências naturais. A sociologia positivista
O positivismo, primeira corrente do pensamento sociológico, foi fortemente influenciado pelos preceitos e métodos das ciências naturais. A sociologia positivista seja como uma matemática social (ótica de Condorcet), seja como física social
O positivismo, primeira corrente do pensamento sociológico, foi fortemente influenciado pelos preceitos e métodos das ciências naturais. A sociologia positivista seja como uma matemática social (ótica de Condorcet), seja como física social (perspectiva de Comte), entre outras análises, trazem em si certas características
O positivismo, primeira corrente do pensamento sociológico, foi fortemente influenciado pelos preceitos e métodos das ciências naturais. A sociologia positivista seja como uma matemática social (ótica de Condorcet), seja como física social (perspectiva de Comte), entre outras análises, trazem em si certas características em comum, tais como o cientificismo, o organicismo e o evolucionismo. A visão
cientificista indica a crença absoluta na razão humana como meio para se conhecer/
observar a realidade e traduzi-la em forma de leis naturais, previsíveis e universais
que explicam o funcionamento social independentemente das vontades individuais.
O Organicismo se refere à comparação da sociedade como um organismo vivo
(biológico) composto de partes coesas e integradas que tendem ao funcionamento
harmonioso garantindo, assim, a ordem social. O evolucionismo se caracteriza pela
visão que as sociedades tendem a evoluir constantemente e de forma seletiva de
estágios mais simples para mais complexos .
B) A visão positivista possui uma análise determinista, pois não considera a
A visão positivista possui uma análise determinista, pois não considera a subjetividade humana como ponto de partida para compreensão da realidade social
A visão positivista possui uma análise determinista, pois não considera a subjetividade humana como ponto de partida para compreensão da realidade social e, ao contrário, parte do pressuposto que os fenômenos sociais são exteriores
A visão positivista possui uma análise determinista, pois não considera a subjetividade humana como ponto de partida para compreensão da realidade social e, ao contrário, parte do pressuposto que os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos, por isso, pode-se destacar como relações entre o evolucionismo
A visão positivista possui uma análise determinista, pois não considera a subjetividade humana como ponto de partida para compreensão da realidade social e, ao contrário, parte do pressuposto que os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos, por isso, pode-se destacar como relações entre o evolucionismo e o determinismo, a ideias de hierarquização e previsibilidade. Na medida em
que as sociedades tendem a evoluir naturalmente e seletivamente é possível
identificar de forma determinista, por se tratar de uma lei universal, que esse
aprimoramento se dá do mais simples para o mais complexo, do mais homogêneo
para o mais heterogêneo, do mais desorganizado para o mais organizado. Nesse
sentido, algumas sociedades seriam caracterizadas como superiores — como as
sociedades europeias industrializadas do século XIX — em relação àquelas que
predominavam organizações tribais, forte presença de explicações teocêntricas
e transcendentais, evidenciando assim, uma perspectiva a-histórica, pois não
apenas é possível desvendar o destino que todas as sociedade teriam, como
também a superioridade das sociedades que já teriam alcançado a condição de
progresso técnico e científico, o processo de industrialização e, consequentemente,
a civilização.
Explicação: