Física, perguntado por lolita16, 11 meses atrás

No século XVII, um dos problemas sobre os quals havia
um navio está em movimento retilineo uniforme e u
um dos problemas sobre os quais havia divergencia de opinião entre Galileu e os aristotélicos era o seguinte
onde ela irá cair? Para Galileu, a pedra cairia no pé do mastro, já os aristotélicos afirmavam que ela cainia atrás do ped
em movimento retilineo uniforme e uma pedra for abandonada do alto do mastro (veja a figura deste problema
o que, enquanto a pedra estivesse no ar, o navio se deslocaria um pouco. A experiência nos mostra que Galileu tinha rano
Lembrando o conceito de inércia, descreva o raciocinio de Galileu para chegar à conclusão correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
22

A pedra irá cair no pé do mastro, conforme Galileu previu, já que em relação a este a pedra só se movimenta verticalmente.

A Primeira Lei de Newton, também chamada de Lei da Inércia ou Princípio da Inércia, constata que um corpo parado tende a assim permanecer até que uma força o retire dessa condição e que, um corpo em movimento retilíneo uniforme também tende continuar o seu movimento até que uma força atue sobre ele.

Como o barco estava desenvolvendo um movimento retilíneo uniforme, a pedra também estava desenvolvendo movimento retilíneo uniforme. De forma que quando ela cair seu movimento poderá ser decomposto em dois eixos - horizontal e vertical.

  • No eixo vertical a pedra desenvolve um movimento de queda livre.
  • No eixo horizontal, a pedra realiza um movimento uniforme.

Como o barco também se move com a mesma velocidade que a pedra no eixo horizontal, em relação ao barco a pedra somente se move no eixo vertical. Logo, a pedra irá cair no pé do mastro.

Perguntas interessantes