Português, perguntado por kellyeevandro, 5 meses atrás

“No século XVII, os estudiosos, fundamentados na razão, perceberam que a língua não era um objeto particular de cada sociedade, uma vez que a análise desse objeto poderia ser ampliada e mostrar aspectos universais a todas as línguas, que estariam ligados ao pensamento. [...] Graças a essa ideia de universalidade das línguas, foram descobertas as semelhanças genealógicas entre diferentes línguas, sobretudo, entre o sânscrito, o grego e o latim, promovendo, assim, o início do estudo comparativo entre as línguas”. (SALGADO, Beatriz de Oliveira; MARQUES, Paula. Introdução aos estudos linguísticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017) Diante dessa afirmação, e por termos visto diversas correntes linguísticas, qual a relevância desta disciplina para a sua formação acadêmica? E de que maneira podemos, em sala de aula, utilizar as discussões das correntes linguísticas modernas? Apresente suas ideias, traga outros autores e textos!

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

O estudo da Linguística é essencial para compreender a forma de expressão e as estruturas comunicacionais em diversas áreas acadêmicas, não só nos estudos de Letras, mas também em Comunicação e, até mesmo, Direito e outras áreas que lidam com dinâmica da linguagem.

 

À parte essa importância para os estudantes ou pesquisadores, a Linguística também oferece oportunidade de despertar o interesse de alunos em sala de aula, quebrando a impressão de monotonia ou formalismo das regras gramaticais.

 

Pontos para destacar nos estudos linguísticos

As áreas da geração da linguagem e linguística comparada têm pontos importantes e até curiosos para apresentar aos alunos:

  • Ferdinand de Saussure não era apreciado pelos nazistas. Sua teoria de que havia origem comum para as línguas ocidentais (o indo-europeu), unindo a Europa e a Ásia, contradizia o ufanismo alemão dos anos 1930.
     
  • Umberto Eco. no livro Em Busca da Língua Perfeita, faz uma divertida investigação sobre teóricos que tentavam reconstituir a hipotética língua falada antes da Torre de Babel.
     
  • Foi na Linguística, também, que surgiram a Semiótica e a Semiologia, estudos sobre informação que são importantes em áreas desde a publicidade até a arquitetura.

   

Continue aprendendo sobre Linguística aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24750679

   

#SPJ1

Perguntas interessantes