No século XVII, o médico e fisiologista Flamengo Jan Baptista Van Helmont (1577-1644) realizou o seguinte experimento: em um vaso, ele colocou 190 kg terra bem seca, molhando-a em seguida, e nela plantou uma estaca de Salgueiro com 2,25 kg. Colocando uma tampa sobre o vaso,ele impediu que a poeira do ar se depositasse sobre o vaso, que foi regado diariamente, durante cinco anos. Depois desse tempo, a estaca havia se transformado em um arbusto com 76 kg e a terra do vaso, depois de seca, pesou 189,94 kg. Van Helmont concluiu que o aumento de massa da planta se devia quase totalmente a água e que os constituintes do Salgueiro, embora diferentes da água, tinham sua origem nela.
A) Com base no que se sabe atualmente sobre a fisiologia das plantas, como podemos explicar os resultados obtidos por Van Helmont?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
essse aumento se da ao gas carbonico porque a planta sempre vai absorver o gas carbonico obitido pelo ar que e transformado em glicidios ou seja acucares pela fotossintese.
As plantas são organismos autotróficos, ou seja, produzem seu próprio alimento através do processo conhecido como fotossíntese. Ele permite que as plantas produzam a energia necessária para seu desenvolvimento. Então o aumento de peso do salgueiro se deu pelo processo de fotossíntese.
Por que o solo não diminuiu de peso?
A fotossíntese usa:
- luz;
- água e;
- gás carbônico.
Para produzir:
- glicose e;
- ATP
ATP é a energia usada pelas células para realizar suas funções e glicose vai servir, dentre muitas coisas, como constituinte dos tecidos das plantas, fazendo com que elas cresçam.
Então a planta não retira muito do que está no solo, somente a água e alguns nutrientes. O real aumento de massa da planta tem origem do processo de fotossíntese.
Entenda mais a fotossíntese: https://brainly.com.br/tarefa/2326231
#SPJ2