Filosofia, perguntado por dhuliane2014, 1 ano atrás

No seculo XVII, o filosofo Francis Bacon entevia que a ciencia nao faria "mestres e senhores" da natureza: delineava-se ai o "ideal baconiano". Como Fourez  se posiciona a repeito?

Soluções para a tarefa

Respondido por iguinhosouzab
188
A ciência é "o processo usado todos os dias para completar os pensamentos logicamente através de inferência de fatos determinados por experimentos calculados." Sir Francis Bacon, crítico do desenvolvimento histórico do método científico, escreveu obras que estabeleceram e popularizaram uma metodologia indutiva para a pesquisa científica. Seu famoso aforismo "conhecimento é poder" é encontrado nas Meditações Sacras.

iguinhosouzab: Me add
Respondido por AnthonioJorge
7

A frase mais famosa de Francis Bacon é que "conhecimento é poder". Sua crença no progresso e no poder que a ciência moderna traria à humanidade é símbolo não só do ideal baconiano como do ideal da filosofia moderna como um todo.

Francis Bacon, em Novum organum, destaca os ídolos da tribo, da caverna, do foro e do teatro. Trata-se de uma amostra de como Bacon enxergava algumas noções da sociedade humana como obstáculos ao conhecimento.

A investigação filosófica de Bacon alerta para um exame prévio dos preconceitos (ídolos) que podem ocultar a verdade:

  • Idola tribus: preconceitos da tribo, da espécie humana: as falácias dos sentidos e a tendência à personalização
  • Idola specus: preconceitos da caverna em que cada homem se encontra (do entorno, dos livros, do que cada homem “consome”. É a própria educação, os hábitos pequenos dos homens).
  • Idola fori: ídolos da praça, da sociedade humana, da própria linguagem de que nos servimos - são os mais incômodos, porque surgem no intelecto pela concordância das palavras e dos nomes.
  • Idola theatri: preconceitos de autoridade, fundados no prestígio de que alguns gozam na cena pública.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/7241774

Anexos:
Perguntas interessantes