Artes, perguntado por debugueiramiche, 1 ano atrás

no século xvi, uma nova mentalidade dos homens conduziu a um profundo

Soluções para a tarefa

Respondido por mariajuliachave1
0
O Renascimento é considerado um dos mais importantes momentos da história do Ocidente entendido por muitos estudiosos como a ruptura entre o mundo medieval, com suas características de sociedade agrária, estamental (nobreza e alto clero; comerciantes; artesãos, camponeses livres e baixo clero; servos), teocrática e fundiária, e o mundo moderno urbano, burguês e comercial.

Mudanças significativas ocorrem na Europa a partir de meados do século XV: a Europa medieval, relativamente estável e fechada, inicia um processo de abertura e expansão comercial e marítima. A identidade das pessoas, até então baseada no clã, no ofício e na propriedade fundiária, encontra outras fontes de referência no nacionalismo e no cultivo da própria individualidade. (Clã – Aglomeração de famílias que são ou se presumem descendentes de ancestrais comuns.)

Uma mentalidade mais laica foi se desligando do sagrado e das questões transcendentais para se ocupar de preocupações mais imediatistas e materiais, centradas principalmente no homem. Embora as dúvidas metafísicas que ocupam o pensamento humano desde a Antigüidade continuassem como objeto de reflexão, há crescente interesse por um conhecimento mais pragmático do que meramente especulativo.
Perguntas interessantes