No Século XIX, quando a sociedade industrial já se fazia sentir em boa parte do mundo, a ciências exatas e naturais se colocavam como um padrão metodológico. Uma inspiração para as demais ciências. A própria sociedade enquanto um objeto a ser entendido de forma racional e permanente, aguçava os interesses de pensadores, cientistas. Muitos teóricos incluíram em suas análises da vida em sociedade, o homem coletivo. Era a defesa da “mecânica social” ou do animal social. O positivismo, enquanto método de análise da sociedade, nasceu neste contexto. Teve em Augusto Comte o seu fundador, mas não o único preocupado em desvendar a lógica que move a coletividade humana.
Nesse sentido, sobre o positivismo e seus fundamentos da vida social, analise as afirmativas abaixo:
I. Apegado aos fatos, vistos de forma objetiva, com a neutralidade científica e imparcialidade de análise, o positivismo busca os princípios de sua observação na descrição, comparação e associação dos fenômenos.
II. A compreensão da sociedade como um organismo, da mesma forma que os organismos vivos estudados pela biologia e pelas ciências dela derivadas, inspiraram Comte no seu método. A relação causa efeito ganha destaque nesta análise.
III. O aprimoramento da sociedade humana está diretamente ligado ao desenvolvimento do conhecimento científico. Principalmente das ciências exatas e naturais. Para o método positivista, a lógica matemática é a base de todo o conhecimento verdadeiro.
IV. O conhecimento científico partindo da matemática e das ciências naturais leva à formação de uma Físico-Social, a Sociologia. Nela há a complexidade de compreender os fenômenos através dos elementos vivos, inteligentes, seres humanos, produtores em suas relações dos fatos sociais.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
a alternativa correta e a 5
Respondido por
1
Resposta:
5
Explicação:
todas estao corretas, ao decorrer do livros temos as explicações (meio vagas)
Perguntas interessantes