no seculo xix o filosofo hegel? faz um resumo por favor!
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No século XIX entra em cena um filosofo alemã, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, buscando responder essencialmente ao problema da exterioridade entre o homem e a forma e o conteúdo do ato moral, já que estes são definidos pela cultura, impondo-se de forma exterior aos membros de uma cultura determinada.
Nessa analise, Hegel critica Rousseau e Kant por terem:
a) Dado mais valor à relação sujeito humano e natureza deixando em segundo plano a relação sujeito humano e cultura ou historia.
b) Admitida a relação entre a ética e sociabilidade considerando vínculos muito frágeis, isto é, como relação pessoais diretas entre individua independeres ou isolados. As relações pessoais entre os homens são medidas e determinadas através da suas relações sociais. São essas que determinam a vida moral e ética das pessoas. Os fortes vínculos das relações sociais são fixados pelas instituições sócias, tais como famílias, sociedade civil, Estado.
Para Hegel, somos seres históricos e culturais. Por isso, alem de nossa vontade individual subjetiva (que Kant nomeou como pratica e Rousseau de coração), há outra, que tem muito mais poder, que determina a nossa e que está inscrita na cultura ou nas instituições: é a vontade objetiva.
Espero ter ajudado.
Nessa analise, Hegel critica Rousseau e Kant por terem:
a) Dado mais valor à relação sujeito humano e natureza deixando em segundo plano a relação sujeito humano e cultura ou historia.
b) Admitida a relação entre a ética e sociabilidade considerando vínculos muito frágeis, isto é, como relação pessoais diretas entre individua independeres ou isolados. As relações pessoais entre os homens são medidas e determinadas através da suas relações sociais. São essas que determinam a vida moral e ética das pessoas. Os fortes vínculos das relações sociais são fixados pelas instituições sócias, tais como famílias, sociedade civil, Estado.
Para Hegel, somos seres históricos e culturais. Por isso, alem de nossa vontade individual subjetiva (que Kant nomeou como pratica e Rousseau de coração), há outra, que tem muito mais poder, que determina a nossa e que está inscrita na cultura ou nas instituições: é a vontade objetiva.
Espero ter ajudado.
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