No século XIX, o engenheiro e cientista James Watt criou um motor à combustão superior aos que já existiam na época. Para calcular a potência, ele teve a ideia de comparar seu motor ao trabalho realizado por cavalos. Watt estimou que um cavalo consegue erguer um objeto de 150 kg a uma altura de 30 m em um minuto, desconsiderando-se dissipações de energia por atrito pela roldana, conforme representado a seguir.Essa seria a potência de um cavalo, ou seja, 1 HP (do inglês horsepower). Com isso, Watt criou uma unidade de potência que é utilizada até hoje. A partir dessa definição, considerando que o cavalo se move com velocidade constante para a esquerda, conforme o objeto sobe, o módulo do(a) A potência instantânea do cavalo diminui. B força que o cavalo faz no chão aumenta. C energia mecânica do objeto puxado diminui. D trabalho que a força de tração faz no bloco aumenta. E força de tração na corda que puxa o objeto aumenta
#SAS
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A resposta correta é D) trabalho que a força de tração faz no bloco aumenta.
Com o movimento constante do cavalo, o bloco sobe de forma constante. A potência instantânea do cavalo será de Poti = F * Vi, como a velocidade do cavalo não varia a potência será a mesma.
A força que o cavalo faz no chão não aumenta, visto que o peso do objeto é constante e igual a tração na corda que o levanta.
Já a energia mecânica do objeto (Em = Ec + Ep) aumenta, visto que há um aumento da sua elevação, que pode ser traduzida em energia potencial.
O trabalho é uma resultante da tração pelo deslocamento, logo, a medida que o deslocamento do bloco aumenta, o seu trabalho também aumentará. A opção d) está correta.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes