No século XIX o contexto histórico, a cultura e os costumes eram bem diferentes dos que vemos atualmente. Sabemos que esses elementos sempre permeiam as políticas e tomadas de decisões que influenciarão a sociedade. Quando se fala em educação escolar, vemos que já em 1824, ainda no Brasil Império, já tínhamos uma proposta de instrução primária e gratuita para os adultos (RIBEIRO, 2018).
RIBEIRO, M. R. M. Teoria e prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.
Isso significa que na época já havia a necessidade de recuperar a escolarização de quem não frequentou a instituição ainda na infância ou adolescência, visto que:
Soluções para a tarefa
Resposta:
apenas pessoas que pertenciam à elite tinham acesso a educação escolarizada na época.
Explicação:
O contexto do Brasil Império representa uma educação extremamente elitista, de forma que muitas pessoas de camadas mais pobres não tinham acesso à educação, e somente poderiam iniciar o processo educativo quando mais velhas (Alternativa B).
Brasil Império e Educação
A educação escolar, durante a época do Brasil Império, foi extremamente elitista. Isso mostra que somente as elites tinham acesso ao conhecimento, enquanto as camadas mais pobres tornavam-se privadas.
Como resultado, muitas pessoas tinham que iniciar seus estudos quando mais velhas, buscando novas oportunidades de acesso ao conhecimento, em um contexto similar à modalidade de EJA que existe hoje.
Mais sobre Brasil Império e educação: brainly.com.br/tarefa/24969188