No século XIX, as Ciências Sociais, como as demais ciências, estabeleceram forte tensão com o pensamento teológico, que era predominante na explicação das relações do homem com a natureza e com os outros homens. No pensamento científico, as diversas sociedades, suas formas diferentes de organizar a vida social, seus conflitos, suas instituições, incluindo a própria religião, passaram a ser encaradas como aspectos da vida humana, como criação dos homens com finalidades práticas relativas à vida terrena.
Disserte sobre os fundamentos do pensamento científico responsáveis pela tensão com o pensamento religioso na explicação das leis natural e da vida social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
A queda do absolutismo foi marcada pela Revolução Francesa. A implementação de um pensamento que caminhou na contramão dos ideais religiosos se deu a partir do iluminismo, e, consequentemente o positivismo que já surgiu aliado a Revolução Francesa.
Naquele período havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.
Deste modo, ocorreu uma busca pela quebra desse sistema e a instituição dos ideais de fraternidade, liberdade e igualdade.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Espanhol,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás