No século XIX, a sociedade se organizou maximizando a divisão entre espaço público e espaço privado implantada pelo liberalismo burguês, sendo o espaço público a vida política, o mercado de trabalho e outros espaços de poder, e o espaço privado, o lar. Com isso, houve a divisão sexual do trabalho, que designou para as mulheres o espaço privado, cuidando do lar e da educação dos filhos, e ao homem, o espaço público, o trabalho para prover a casa e a participação política para fazer parte das principais decisões que envolviam a sociedade.
A - No século XIX, a mulher conquistou a possibilidade de acesso à vida pública, dividindo com o homem às tarefas do lar.
B - O espaço público, no século XIX, era um espaço iminentemente masculino, entre as diversas responsabilidades, cabia-lhe a tarefa de prover o lar, e à mulher, reservada apenas ao espaço privado, cuidar do lar e da educação dos filhos.
C - No século XIX, desenhou-se um tipo de participação equânime, no qual mulheres e homens livremente poderiam desempenhar o papel que desejasse, seja na esfera pública ou privada.
D - As mulheres no século XIX tinham a responsabilidade da educação dos filhos, tarefas do lar, mas isso não era imposição social, mas uma escolha própria.
E - Embora os homens fossem os únicos aptos a atuarem na esfera pública, as decisões políticas mais importantes eram tomadas pelas mulheres. .
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra b
B - O espaço público, no século XIX, era um espaço iminentemente masculino, entre as diversas responsabilidades, cabia-lhe a tarefa de prover o lar, e à mulher, reservada apenas ao espaço privado, cuidar do lar e da educação dos filhos.
Explicação:
Conforme o capítulo 7, do livro da disciplina, o espaço público, no século XIX, era um espaço iminentemente masculino, entre as diversas responsabilidades, cabia-lhe a tarefa de prover o lar, e à mulher, reservada apenas ao espaço privado, cuidar do lar e da educação dos filhos. Assim como os demais espaços públicos da sociedade ocidental, o espaço político também foi, durante um bom tempo, negado às mulheres. No século XIX, a forma como a sociedade buscou se organizar conseguiu maximizar a divisão entre espaço público e espaço privado implantada pelo liberalismo burguês, sendo o espaço público a vida política, o mercado de trabalho e outros espaços de poder, e o espaço privado, o lar. Com isso, houve a divisão sexual do trabalho, que designou para as mulheres o espaço privado, cuidando do lar e da educação dos filhos, e ao homem, o espaço público, o trabalho para prover a casa e a participação política para fazer parte das principais decisões que envolviam a sociedade.