No século passado, por volta dos anos 70, o arsenal de armas nucleares à disposição dos militares da U.R.S.S. e dos E.U.A. era mais que suficiente para desintegrar várias vezes toda a humanidade, caso fosse usado em uma guerra. Nessas circunstâncias, o fantasma do holocausto nuclear esteve presente no cotidiano de bilhões de habitantes do planeta, até o fim da União Soviética, no começo dos anos 90. Contribuiu para afastar esse pesadelo catastrófico:os acordos assinados por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev. a)a criação do Pacto de Varsóvia. b)a vitória dos E.U.A. na Guerra do Golfo. c)a decisão de H. Truman, de só usar a energia nuclear para fins pacíficos. d)a crise dos mísseis soviéticos em Cuba.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa D
Explicação:
FOi quando ocorreu a supra citada crise dos misseis de havana, então foi desenvolvido este acordo e também, uma linha quente entre a urss e os eua a fins de manter ligações mais próximas entre os dois paises.
Por volta dos anos 70, EUA e URSS tinham poder suficiente para desintegrar a humanidade várias vezes. O momento em que uma guerra nuclear esteve mais perto de acontecer foi em 1961, conhecido como a crise dos mísseis em Cuba.
Como ocorreu essa crise:
Cuba se tornou um país comunista na América graças a Tche Gue Vara, Fidel e Raul Castro. Os americanos tentaram invadir Cuba e tinham bombas nucleares apontadas para a URSS em suas bases na Itália e na Turquia.
Com essas notícias, os soviéticos passaram a trazer armas nucleares secretamente para a ilha de Cuba. Após essa descoberta, os americanos fizeram um bloqueio desses navios que transportavam as bombas.
Após toda essa tensão de "quase guerra", URSS e EUA fizeram um acordo em que os mísseis foram retirados de Cuba, Itália e Turquia. E também, mesmo estando na américa, Cuba poderia ser um país comunista sem sofrer boicote dos países americanos.
Para saber mais sobre crise dos mísseis em cuba, acesse o link : https://brainly.com.br/tarefa/7459037