No século passado os modelos de ensino estiveram centrados na teoria comportamentalista, que sustentava uma concepção analítica de transmissão dos conteúdos e conhecimentos (SHAVELSON, WEBB, BURSTEIN, 1986, apud TEOLDO et al., 2010). Já modelos como o TGfU, ganharam notoriedade amparados nas correntes cognitivistas e construtivistas, com foco no processamento da informação, na tomada de decisão e na construção do conhecimento, uma vez que propiciam a ampliação dos modelos e da investigação sobre os jogos, a domínios tradicionalmente negligenciados (TEOLDO et al. 2010). TEOLDO, I. et al. O Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Palestra, v. 10, p. 69-77, 2010. Com base no texto, associe as características com os modelos de ensino acima apresentados: (1) Modelos cognitivistas/construtivistas (2) Modelos comportamentalistas ( ) Implica o desenvolvimento de procedimentos cognitivos e técnicos cada vez mais complexos, até atingir o jogo formal. ( ) Apresenta baixa autonomia dos alunos/jogadores durante o processo de ensino e aprendizagem. ( ) Coloca aos alunos/jogadores questões: “o que fazer?” “quando fazer?” E não apenas, “como fazer?” ( ) Preconiza-se o ensino da técnica como aspecto fundamental. ( ) O ensino é centrado no professor/treinador. ( ) O ensino é centrado no aluno/jogador. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: (2), (2), (1), (2), (1), (1). Alternativa 2: (1), (1), (2), (1), (1), (2). Alternativa 3: (2), (1), (1), (1), (1), (1). Alternativa 4: (1), (2), (1), (2), (2), (1). Alternativa 5: (2), (2), (1), (2), (2), (1).
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