No século passado, houve dois momentos distintos emque duas concepções antitéticas de política econômica seimpuseram, quase como um consenso: nos anos 1930, aidéia de que a salvação ou futuro da sociedade estava noEstado; e, a partir dos anos 1980, a idéia, contrária, deque a salvação ou futuro da sociedade está no mercado.I. A primeira concepção está associada à crise docapitalismo, à planificação econômica socialista eao chamado keynesianismo.II. A primeira deveu sua popularidade aos êxitos daRepública de Weimar, na Alemanha, e da FrentePopular, na França.III. A segunda deve sua popularidade aos êxitosalcançados pela economia chinesa, no Oriente, ealemã, no Ocidente.IV. A segunda concepção está associada ao colapsodo socialismo, à crise da social-democracia e àglobalização.Estão corretas as afirmações(A) I e II, apenas.(B) II e III, apenas.(C) III e IV, apenas.(D) I e IV, apenas.(E) II e IV, apenas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra D: I e IV são verdadeiras, visto que na primeira concepção política, onde a salvação ou futuro estaria no Estado ocorreu a partir da crise de 1929, sendo que na década de 1930 foi implementada a política econômica Keynesiana, onde a atuação do Estado seria fundamental.
Já na concepção onde a salvação ou futuro estaria no mercado ocorre com o colapso do socialismo, a crise enfrentada pela social-democracia juntamente com o avanço da Globalização e do comércio internacional.
Abraços!
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás