No século III, observamos o desenvolvimento de uma grave crise que influenciaria enormemente na desintegração do Império Romano. Tomado por um território de grandes proporções, o Estado não conseguia manter sua hegemonia político-administrativa entre os vários povos que estavam sob o seu domínio. Ao mesmo tempo em que as riquezas obtidas eram imensas, os problemas e gastos também se manifestavam em semelhante proporção.
Quais fatores levaram a crise do Império Romano?
É PRA HOJE
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais causas da crise do Império Romano foram: - Enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar (defesa). - Com o fim das guerras de conquistas também diminuíram a entrada de escravos. Com menos mão de obra ocorreu uma forte crise na produção de alimentos.
E também após o período se relativa paz e desenvolvimento de Roma, teve início uma nova crise. A cidade de Roma havia se tornado rica e grandiosa devido ao afluxo de riquezas e escravos, proveniente a das regiões conquistadas. Entretanto, esse luxo e opulência de Roma exigiam grandes gastos na manutenção de funcionários e de exército a nas províncias que compunham o Império. O vasto território romano e os gastos na manutenção passaram a dificultar novas conquistas territoriais, Roma passou a manter os gastos elevados com as províncias integrantes do Império, mas já não mais recebia a mesma quantidade de riquezas e bem o mesmo número de escravos que formavam a massa trabalhadora. Diminuíram os recursos que sustentavam o império.
Espero ter ajudado!!
Explicação: