Ed. Física, perguntado por juanzinhoojuan, 7 meses atrás

No sec. XIX quando surgiu o movimento do Romantismo, o balé se consolida como grande expressão artística. Qual o nome das duas obras, que mais tarde viraram grandes espetáculos de danças, que marcam esse período ?


walmirabarbosa310373: Respondam minha pergunta por favor
walmirabarbosa310373: "Aperte na minha foto,ai você vao entrar no meu perfil,então aperte em perguntas e na minha primeira pergunta e responda"

Soluções para a tarefa

Respondido por lidyanen50
1

Resposta:

Ballets Românticos: (Giselle, de Jean Coralli; e La Sylphide, de Marie Taglioni.)

RESUMO: As famosas bailarinas russas começaram a aparecer na Europa em meados do século XIX. Conquistaram de vez os teatros. O Romantismo na dança foi inalgurado por Marie Taglioni. Assim, as bailarinas se tornaram seres quase irreais, em um ideal de imaterialidade.

Toda a técnica e estética da dança foi revolucionada. Taglioni criou o *sapato de ponta, dando às bailarinas a possibilidade de executar proezas técnicas e aparência de flutuar nas pontas dos pés, além do *tutu – vestido semi-longo, de tule, com corpete justo, possibilitando liberdade total para os movimentos. Sua mais famosa criação foi “La Sylphide” (1832).

Jean Coralli criou “Giselle” em 1841, um dos maiores bailados tradicionais, de caráter dramático e emotivo. Jules Perrot produziu “Pas de Quatre”, em 1845. Em 1870, Arthur de Saint-Léon criou “Coppélia”, com música de Delibes.

Marius Pepita, com Cecchetti e Ivanov criou “Quebra-Nozes”, em 1892; com Lev Ivanov criou “A Bela Adormecida”, em 1890. Todos com música de Tchaikovski, como a maioria dos grandes balés russos.

O balé neoclássico: surgiu na época em que os Ballets Russo e Italiano disputavam o título de melhor técnica do mundo. Isadora Ducan foi a musa inspiradora do balé neoclássico, ela foi a famosa bailarina que tirou as sapatilhas, a mesma buscava inspiração nos movimentos das ondas e dos ventos para compor suas coreografias.

A roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, já citados anteriormente, essa era a marca característica da bailarina, pois ficava mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados com perfeição. Como exemplos de balé neoclássico temos O Lago dos Cisnes, de Tchaikovcky.

No começo do século XX, o Ballet teve um impulso, que se deve a Sergei Diaghilev. A coreografia foi revolucionada por Fokine, que pôs em prática os ideais de Noverre. A dança deveria ser interpretativa, mostrando o espírito dos atores, em harmonia com a música e a arte plástica. O mais célebre bailado de Anna Pavlova – A Morte do Cisne – foi criado por ele, além de 68 bailados, representados no mundo inteiro.

Perguntas interessantes