No romance Vidas Secas, publicado originalmente em 1938, Graciliano Ramos comove o leitor ao mostrar-lhe a dura vida de Fabiano e de sua família, obrigados a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. O trecho a seguir mostra o sofrimento dessa família.
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.
(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 83. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, p. 9, 2001.)
Que recurso Graciliano Ramos não se utiliza para mostrar o sofrimento de Fabiano e de sua família, fazendo o leitor também se comover:
Graciliano Ramos descreve o ambiente com adjetivos de teor negativo, como cansados, seco, pelados, rala.
Ele faz uma descrição do ambiente que se mistura com a condição interna dos retirantes, como Fazia horas que procuravam uma sombra.
O relato é feito na 3ª pessoa, o autor dirigindo-se ao leitor.
Graciliano não emprega palavras avaliativas, apreciativas e de julgamentos.
Soluções para a tarefa
O autor Graciliano Ramos, não utiliza adjetivos de teor negativo.
Resposta: Letra A.
Explicação:
O erro consiste em dizer que o autor utiliza uma adjetivação negativa, afinal, o texto em si possuiu pouca adjetivação.
A letra b está correta, o autor descreve o ambiente e faz uma síntese do mesmo com as condições que os retirantes estavam enfrentando e como estavam se portando fisicamente com o ambiente.
A letra c se mostra correta também, pois o texto toda usa a terceira pessoa do singular e a terceira pessoa do pluras (ele/eles)
A letra d, está correta. Afinal ao falar a condição dos retirantes o autor usa adjetivos e palavras na intenção de trabalhar a situação em que se encontravam e de certa forma avaliando a condição, observe que a palavra "ordinariamente" possui na frase, duplo sentido.
Resposta:
Graciliano Ramos descreve o ambiente com adjetivos de teor negativo, como cansados, seco, pelados, rala.Explicação: