No romance O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois
a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.
b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo.
c) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.
d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.
e) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.
Soluções para a tarefa
O confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro demonstra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português, letra E)
O Cortiço é um romance de autoria de Aluísio de Azevedo, ele foi publicado no ano 1890 e faz parte do movimento naturalista.
A obra possui forte relação com a vida das pessoas simples que viviam em um cortiço na cidade do Rio de Janeiro, possui um teor crítico e representa a realidade do brasileiro do século XIX.
No livro há um trecho em que o narrador usa vocábulos que rementem ao passado e a momentos tristes com um tom maldoso, para poder descrever todo o fardo que o português carregava ao mesmo tempo em que usa palavras como “vibrantemente”, “ardentes” em tom de alegria descrevendo a música brasileira.
Fique por dentro do assunto:
Qual a questão social relatada no livro "O Cortiço" de Aluísio Azevedo?
https://brainly.com.br/tarefa/25510146
Bons estudos!
Resposta:
Questão C - mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.
Explicação:
Correta no CMSP