No romance Nga Mutúri(1882), de Alfredo Troni, é narrada a história de Ndreza e o processo de aculturação e ascensão social sofrido pela personagem ao longo do enredo. Além disso, segundo Laranjeira (1987), o romance mostra a alienação e coisificação do negro devido à assimilação cultural.
Considerando o processo de assimilação e o modo como ele ocorria nos países africanos lusófonos, assinale a alternativa que apresenta os requisitos utilizados para tornar os indivíduos assimilados:
Selecione uma alternativa:
a)
ter conhecimentos de leitura e escrita em Língua Portuguesa; ter condições de sustentar a família; diferenciar-se dos seus conterrâneos em relação aos costumes.
b)
ter conhecimentos de leitura e escrita em Língua Portuguesa; ter parentesco com portugueses; diferenciar-se dos seus conterrâneos em relação aos costumes.
c)
ter conhecimentos de leitura e escrita em Quimbundo, ter condições de sustentar a família; diferenciar-se dos seus conterrâneos em relação aos costumes.
d)
ter bom comportamento, comprovado por atestados legais; diferenciar-se dos seus conterrâneos em relação aos costumes; criticar a colonização portuguesa.
e)
ter conhecimentos de leitura e escrita em Língua Portuguesa; ter condições de sustentar a família; seguir os costumes de seus conterrâneos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa A.
A assimilação completa do negro no contexto sócio-econômico brasileiro se dava em três tópicos principais: dominar o português, ser capaz de sustentar-se (e aos seus) e "agir como um português", e não como um africano.
O domínio da língua portuguesa era essencial para a vida em sociedade, para que arranjasse um emprego e para que pudesse participar do processo de dominação do território. Depois disto vinha a sua integração ao sistema econômico, e só então a separação dos costumes africanos, que eram vistos como bárbaros.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás