História, perguntado por jennifervitoria02121, 8 meses atrás

no regime militar do Brasil o Marechal Castelo Branco então Presidente da República contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes qual foi essa constribuição

Soluções para a tarefa

Respondido por KauanyWwwww
10

Resposta:

Explicação:

Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, durante seu governo na Ditadura militar Brasileira, para reforçar essa imagem de Tiradentes, foi sancionando a Lei Nº 4 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional

Respondido por eduardospagnolo
0

No regime militar do Brasil o marechal Castelo Branco então "presidente" da República usou a imagem de Tiradentes para mascarar o regime ditatorial em uma república.

Tiradentes e o Reforço da Imagem da República

Castelo Branco foi o primeiro "presidente" da ditadura civil-militar no Brasil e utilizou da estratégia para manter a imagem da ditadura como uma república, ao estabelecer em 21 de abril como dia de Tiradentes, nomeando-o Patrono da Nação Brasileira.

Essa estratégia não foi nova, fora utilizada por outro golpe militar, durante a proclamação da República do Brasil. Onde por falta de uma imagem heróica que caracteriza tal movimento escolheram a imagem de Tiradentes.

Essa estratégia é utilizada pelo simbolismo da imagem que criaram sobre Tiradentes. Como não se tinham registros de como era o líder da Inconfidência Mineira, o pintaram com a face de Jesus Cristo com a justificativa:

  • "Jesus, morreu por nós, pelos nossos pecados. Tiradentes morreu pela nossa República".

E a partir desse ponto de vista, Castelo Branco teve o objetivo de buscar essa ideia no imaginário popular para defender o golpe militar em prol da "salvação da República" da "ameaça comunista".

Saiba mais sobre "Ditadura Militar do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21167052

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes