No que tange ao Paradigma da Modernidade, observe o texto a seguir:
Um dos grandes problemas do início da Modernidade é, assim, o de estabelecer os fundamentos dessa nova Ciência, de justificá-la como o verdadeiro modelo explicativo do real, em oposição ao anterior, descartado como falso e errôneo. Trata-se, portanto, de mostrar que, apesar de as teorias científicas da Antiguidade terem sido refutadas, é possível formular teorias científicas verdadeiras, que efetivamente constituam um conhecimento do real, que revelem suas leis, que expliquem seu funcionamento.
MARCONDES, Danilo. A Crise de Paradigmas e o Surgimento da Modernidade. São Paulo, 2007. p. 16.
Com relação a esse assunto, analise os seguintes itens:
I. O pensamento cartesiano foi um referencial, um paradigma explicativo na trajetória da ciência moderna.
II. O pensamento moderno em oposição ao saber metafísico dos antigos, singulariza a própria realidade observada e submetida à experimentação. As ciências física e matemática são as bases constituintes para a explicação do mundo.
III. A física preconizada por Galileu Galilei contra o modelo metafísico – geocêntrico – da herança aristotélica foi um dos exemplos mais evidentes para os fundamentos da ciência moderna.
IV. As regras do pensamento racional e empírico não configuram como matrizes a forma de pensar o mundo moderno.
V. Dentre as características do pensamento moderno, o problema central é o do objeto conhecido. A reflexão em torno do sujeito que conhece não tem mais significância.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
aternativa correta é:
D) l, ll , lll
Perguntas interessantes
Biologia,
3 meses atrás
Química,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás