Pedagogia, perguntado por marianaperinava, 1 ano atrás

No que se refere ao tema dificuldade de aprendizagem existem muitos equívocos na literatura, muitas vezes sendo utilizado como sinônimo de distúrbios de aprendizagem. Isso acontece devido a alteração na interpretação do termo learning disabilities (incapacidades de aprendizagem).

GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.

Analise os exemplos abaixo e assinale a afirmativa que caracteriza uma dificuldade de aprendizagem.
Alternativas
Alternativa 1:
Ao jogar xadrez, Manoel de 8 anos, é imbatível. Apresenta estratégia de jogo, raciocínio e uma ótima concentração. Isto pode ser percebido também na realização de cálculos mentais, mas não consegue realizar situações problemas, porque não lê.

Alternativa 2:
A mãe de Luciana sempre acompanhou as tarefas da filha e percebia que suas produções textuais apresentavam muitos erros ortográficos. A princípio achou que estava dentro do processo de alfabetização. No entanto hoje ela está com 11 anos e as alterações ortográficas persistem, até mesmo com palavras simples.

Alternativa 3:
Joana mudou de cidade devido o emprego do pai. Estava em processo de alfabetização e na escola onde estudava era utilizado um método diferente, que valorizava as produções da criança. Na nova escola, não conseguiu adaptar-se a metodologia, com isso não consegue ler e escrever, chora, diz que não consegue, que não é inteligente.

Alternativa 4:
No caderno de Leo é difícil para conseguir encontrar o conteúdo. Com 9 anos, ele consegue memorizar e responder oralmente ao professor tudo o que lhe é questionado, é bastante participativo nas aulas. Mas na hora de registrar o conteúdo o traçado das letras é disforme, dificultando a compreensão do que foi escrito, omite e substitui letras, junta palavras.

Alternativa 5:
Desde a educação infantil a mãe de João vem observando que ele não consegue apropriar-se de determinados conceitos numéricos, como também realizar operações aritméticas simples. Hoje, João está no 4º ano do Ensino Fundamental, tem um bom desempenho nas atividades que envolvem leitura e escrita, mas ainda persistem as alterações no processo de compreensão da matemática.

Soluções para a tarefa

Respondido por elizetecatasalpa14wv
23

Resposta: Alternativa 3.

Joana mudou de cidade devido o emprego do pai. Estava em processo de alfabetização e na escola onde estudava era utilizado um método diferente, que valorizava as produções da criança. Na nova escola, não conseguiu adaptar-se a metodologia, com isso não consegue ler e escrever, chora, diz que não consegue, que não é inteligente.

Explicação:

O enunciado está pedindo o problema que caracteriza uma dificuldade de aprendizagem,portanto a alternativa 3, que se trata de dificuldade relacionada a mudança de cidade,de escola e da metodologia aplicada na escola. É um problema afetivo/emocional,medo do novo. o restante das opções se tratam dos transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia,discalculia...etc. A diferença de uma dificuldade para um transtorno é que a primeira é situacional e a segunda é derivada do orgânico,biológico,neurológico,portanto são inerentes aos indivíduos e duradouros.


Anjo201: Concordo. As outras questões mostram transtornos de aprendizagem, somente na alternativa 3 mostra uma dificuldade de aprendizado.
mauralcmachado: Você esta com a razão!
Respondido por brendaisis
13

Alternativa 3.

Nota-se que na alternativa 3 podemos identificar uma situação na qual ocorre uma dificuldade de aprendizagem. Essa dificuldade compreende a não adaptação ao novo modelo que é utilizado na nova escola que frequenta.

Em decorrência de processos avaliativos distintos, a aluna acredita que não apresenta capacidade para o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais, entretanto, é importante que compreenda que um processo de adaptação, de forma gradual e compreensiva pode ser a saída para tal entrave.


mariadevanirlnoyuolc: Joana mudou de cidade devido o emprego do pai. Estava em processo de alfabetização e na escola onde estudava era utilizado um método diferente, que valorizava as produções da criança. Na nova escola, não conseguiu adaptar-se a metodologia, com isso não consegue ler e escrever, chora, diz que não consegue, que não é inteligente. CORRIGIDA!
Perguntas interessantes