Ed. Técnica, perguntado por dilsilenefirmi4179, 4 meses atrás

No que se refere ao desenho de edificações, também conhecido como desenho arquitetônico, sua configuração é formada basicamente pela união de planos horizontais e planos verticais, definindo o volume de uma edificação. Diante da necessidade do profissional da área de Engenharia em compreender as possibilidades de uso do desenho técnico no campo projetual, desde a elaboração de uma peça industrial, passando por um equipamento/móvel, até chegar a uma edificação, disserte sobre qual é a rotina básica (passo a passo) para o traçado de uma PLANTA BAIXA, que é o principal plano horizontal que compõe uma determinada edificação com, por exemplo, a finalidade residencial.

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
2

Resposta:

Para começar, o projetista precisa ter uma ideia já elaborada a partir de um esboço ou rascunho daquilo que deverá ser projetado.

Depois, deve lançar um corte horizontal imaginário, passando mais ou menos entre 1,2m a 1,5 m do piso da edificação, onde poderão ser vistos os itens constitutivos da edificação, como janelas, pisos, paredes, equipamentos hidráulicos e elétricos etc.

Após visualizado esses referenciais, deve-se iniciar o procedimento de construção do desenho da planta baixa.

Assim, define-se a escala e delimitam-se os tamanhos e dimensões do desenho, começando com a execução do desenho das paredes da edificação, usando para tanto as normas técnicas e tipos de traços específicos, após marcação das aberturas, áreas de circulação, portas e janelas, vãos abertos, níveis e desníveis.

Desenha-se com linhas tracejadas os elementos e marcos não visíveis com beirais, projeções de telhados e lajes, depois as janelas e portas com os marcos demarcando esquadrias mode de abertura, batentes, ainda representam-se os equipamentos hidrossanitários, colocando o nome dos respectivos ambientes, suas áreas, dimensões de portas e janelas, esquadrias em geral e, depois, desenham-se as linhas do piso, colocando as cotas e os níveis.

Por fim, deve-se finalizar com indicação das linhas de corte e outros detalhes necessários (a precisão no detalhamento é essencial).

Bons estudos!

Perguntas interessantes