No que se refere à sonoridade do poema, assinale a alternativa que melhor apresenta o ideário modernista, reafirmado por Jorge de Lima. * 1 ponto a) Uma vez que não possui métrica e rima, o poema não tem sonoridade, com o objetivo de ser lido como um texto fragmentado, ambíguo. b) O poema apresenta várias rimas, e sua métrica é clássica, o que faz com que observemos uma sonoridade equilibrada. c) As rimas presentes no poema, bem como as aliterações e assonâncias, servem para criar um ritmo que lembra a sonoridade africana e a pátria da Negra Fulô. d) A ausência de ritmo cria um poema melancólico e sombrio, a fim de contar uma história triste sobre escravos. e) É evidente o desequilíbrio sonoro do poema, que deixa a leitura truncada e nos faz associá-lo a um texto em prosa.
Soluções para a tarefa
Resposta:c) As rimas presentes no poema, bem como as aliterações e assonâncias, servem para criar um ritmo que lembra a sonoridade africana e a pátria da Negra Fulô.
Explicação:
A alternativa correta é a letra C.
O ideário modernista corresponde as ideias do movimento do Modernismo no Brasil que possui algumas características como: uma linguagem e métrica livres; uma linguagem que gira em torno da sonoridade e do ritmo (característica presente no poema da questão); o uso da linguagem brasileira (característica também presente no poema), apesar de utilizar estrangeirismos; temas cotidianos; o uso de gírias (característica presente no poema); paródia de estilos já existentes.
Um exemplo de que a linguagem do poema gira em torno da sonoridade e do ritmo são os versos:
"vem me catar cafuné,
vem balançar minha rede,
vem me contar uma história,
que eu estou com sono, Fulô!"
Espero ter ajudado !
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/388919