no que se refere à sociedade e a cultura coloniais brasileira, assinale a alternativa incorreta e, em seguida, corrija-a.
A) homens livres pobres e mestiços, bem como escravos, podiam chegar a condição de "homens bons" e ocupar os cargos das câmaras municipais locais.
B) o catolicismo, como religião Oficial do estado português, tentava impedir quaisquer outras manifestações de religiosidade na colônia. Contudo, as práticas religiosas africanas e indígenas, ou sincréticas, foram extensamente praticadas.
C) em Minas Gerais, arte barroca de base religiosa pode desenvolver uma criação própria. A arte local valia-se do uso de matérias da terra, como, por exemplo, a pedra-sabão utilizada em esculturas.
D) a miscigenação ocorreu desde os primeiros anos da Conquista
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
É incorreto aquilo que é afirmado em A, de modo que é correta a alternativa A.
Os "homens bons" eram apenas os latifundiários (que eram, eles mesmos, herdeiros de outros latifundiários) e que tinham ligações com a Coroa, sendo em sua maioria ou descendentes de casas nobres (mesmo que pouco influentes) ou ricos comerciantes que haviam ido para a colônia para "comprar" a sua nobreza.
Escravos, mestiços e os pobres, em geral, jamais poderiam chegar a serem "homens bons". Aos escravos cabia, a depender do período e região, no máximo uma vida livre, comprada com anos de escravidão.
Perguntas interessantes