História, perguntado por lucasschmitt21, 9 meses atrás

"No que se refere à ordem internacional, há uma gama enorme de instituições e fatores em geral que possibilitaram a expansão econômica fordista. Em primeiro lugar, como destacam Glyn et al (1990), foram criadas várias instituições internacionais importantes, que deram as condições para a expansão do comércio então verificada e para a reconstrução dos países arrasados pela Segunda Guerra. O FMI, como instituição financeira responsável por lidar com problemas no Balanço de Pagamentos dos países. Em seguida, o Banco Mundial, incumbido de financiar investimentos de longo prazo sobretudo para países desenvolvidos. O GATT, em terceiro, como o órgão que buscava supervisionar e impedir o aumento de tarifas comerciais que lograssem reduzir a intensidade do comércio internacional. Por fim, mas não menos importante, o Plano Marshall, através do qual uma enorme quantia de dólares foi investida sobretudo nos países da Europa Ocidental, criando as próprias condições de crescimento naqueles países e, além disso, criando a própria demanda por investimento norte-americano."


Fonte: LIMA, Ana Carolina Bottega de; STERNICK, Ivan Prates. Teoria da Regulação e crise do fordismo. p. 17. Disponível em: .


Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que indique corretamente como se denomina o sistema monetário internacional no qual essas instituições estavam incluídas:

A Sistema Monetário de Bretton Woods
B Sistema Monetário de Luxemburgo
C Sistema Monetário de Madrid
D Sistema Monetário New Deal
E Sistema Monetário de Pequim

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

É correta a alternativa A.

O Sistema (ou os Acordos) de Bretton Woods foram postos em prática no final da Segunda Guerra Mundial, tendo marcado o processo de reconstrução da Europa Ocidental (realizado por meio de empréstimos) e uma expansão das práticas econômicas liberais ao redor do mundo.

Pretendia-se, então, tornar o dólar uma espécie de "moeda franca", que passaria a ser o "guia" no comércio internacional entre os países ocidentais, sendo esta uma das muitas medidas que marcaram a postura econômica dos países capitalistas durante a Guerra Fria.

Perguntas interessantes