No que Esparta se diferenciava das demais pólis gregas nas questões políticas, sociais e econômicas? Justifique sua resposta,agradeço desde já
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa tarde,
Miojohh
A resposta da questão solicitada é:
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, Esparta e Atenas merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego. As polis surgem no século VIII a.C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a.C.
Esparta era dividida em Esparciatas (os aristocratas soldados), responsáveis pelo desenvolvimento da política da polis. Os denominados Periecos representavam os homens livres, (comerciantes, agricultores e artesãos). E por fim, os escravos, chamados de Hilotas, que constituíam a maior parte da polução espartana.
Os espartanos viam na educação uma importante etapa para que o cidadão interiorizasse os valores militaristas e o rigoroso treinamento físico dos jovens. Esparta tinha seu poder divido entre dois reis (Diarquia) que tratavam de assuntos militares e religiosos. Paralelamente, havia ainda a existência de duas assembleias (Gerúsia e Ápela) onde discutiam e organizavam as leis da cidade, a grande disponibilidade de terras e a aversão aos estrangeiros propiciaram uma atividade agrícola autossuficiente e um comércio bastante restrito. Em Esparta, sendo a mulher responsável por gerar indivíduos preparados para o combate, estas possuíam uma rigorosa educação e tomavam a frente de questões domésticas e participavam das assembleias.
“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier