“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153.
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, vimos que a Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009) aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos.
Alunos com deficiência – surdo
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
Alunos com altas habilidades/superdotação
( ) Educação bilíngue.
( ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
( ) Atividades de vida autônoma.
( ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
( ) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular .
Agora, marque a sequência correta:
A
3 – 2 – 5 – 1 – 4
B
4 – 3 – 2 – 1 – 5
C
5 – 4 – 3 – 2 – 1
D
1 – 4 – 2 – 3 – 5
E
1 – 5 – 3 – 2 – 4
Soluções para a tarefa
A alternativa E está correta.
A construção das reflexões acerca do desenvolvimento da criança, está diretamente ligada a forma como o meio a influencia, o que inclui não só o espaço escolar como o ambiente doméstico, sendo o atendimento educacional especializado uma forma de somar nesse desenvolvimento.
Deste modo, a estrutura de avaliação da LDB na educação básica parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, onde o educador busca desenvolver suas potencialidades em igualdade com o restante da turma, auxiliando no ensino para que os índices de avaliação sejam positivos.
Resposta:
D
Explicação:
Necessidades especiais implicam suprimir barreiras arquitetônicas, reorganizar e adaptar ambientes, contar com o apoio de profissionais especializados e a flexibilização de currículos, entre tantas outras possibilidades buscadas na modificação do contexto regular de ensino para acolher o aluno e suas singularidades.