No que diz respeito às técnicas e instrumentos para a coleta de dados de natureza quantitativa, Gimenes (2019) dedicou uma seção à discussão sobre questionários, na qual discorreu sobre elementos relacionados à sua composição, melhor estratégia para definição de variáveis conforme o público-alvo, potencialidades e limitações.
GIMENES, Éder Rodrigo. Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública. Maringá, PR: UniCesumar, 2019.
Em se tratando de limitações, o tipo de questionário que implica em maior risco de que um mesmo individuo responda por duas vezes ao instrumento é:
Alternativas
Alternativa 1:
Questionário autoaplicável com supervisão.
Alternativa 2:
Questionário aplicável em ponto de fluxo.
Alternativa 3:
Questionário aplicável presencialmente.
Alternativa 4:
Questionário autoaplicável via internet.
Alternativa 5:
Questionário aplicável por telefone.
Soluções para a tarefa
Afirmativa correta é a Alternativa 3: Questionário aplicável presencialmente.
A presença de coleta de dados e informações pode ser realizada por intermédio de meios ora qualitativos ora quantitativos. É nesse sentido que os meios qualitativos envolvem questionários realizados com conversas e diálogo.
E o método quantitativo, envolve pesquisas individuais além de questionários de múltipla escolha, para que seja obtido assim dados mais coerentes e críticos.
Resposta: alternativa 4
Explicação: "Quando a abordagem é realizada de maneira física, a chance de que um mesmo respondente participe por duas vezes da pesquisa é reduzida, mas, na internet, tal controle pode ser menor, uma vez que o pesquisador “não vê” seu interlocutor e o questionário permanece disponível para ser respondido por algum tempo" pag 107
Alternativa 4:
Questionário autoaplicável via internet.